terça-feira, 11 de agosto de 2009

A história de Peter

O documentário mostra a realidade de Peter, portador de necessidades educacionais especiais.

Peter enfrenta o desafio de enfrentar uma escola de inclusão onde passa por todo um processo de adaptação. Seu momento inicial é bastante difícil, pois além de ter que adaptar-se a escola, que é um mundo novo para ele precisa também conviver com colegas e professor.

Ao chegar à escola Peter tem crises de agressividade com os colegas e com a professora. Não podia ser contrariado e não aceitava pequenas regras de convivência. Foi difícil a aceitação também por parte do grupo com o qual Peter convivia, pois embora compreensivos, os colegas, precisavam ter paciência com um ser tão diferente deles mesmos. Eram crianças e também precisavam de atenção. Não entendiam a princípio o que acontecia na sala de aula. A agressividade de Peter era algo que eles precisavam lidar e com a ajuda da professora, papel fundamental em toda a situação, as coisas começaram a se acomodar.

Para a professora começar a lidar com as diversidades, que a tarefa impunha, não foi nada fácil. Sorte dela foi o ambiente estar adaptado para receber Peter. Nota-se aí a importância de todo o sistema estar adaptado para que a inclusão ocorra. Sem a ajuda deste sistema educacional não seria possível à professora lidar com a situação. Notam-se, no filme, tudo o que a escola oferece a seus alunos: aulas de música, pátio amplo, sala bem estruturada e bem provida de materiais, professor extremamente habilitado para lidar com desafios e penso que também um bom salário

Com o passar do tempo Peter deixou de ser novidade e a interação entre os alunos começou a se dar de forma mais natural.

A sorte de Peter foi ter nascido em uma família bem estruturada que soube lutar pelos direitos de Peter e de fazer boas escolhas para ele.

E na nossa realidade, poucas famílias professores e escolas sabem dos direitos dos portadores de necessidades educacionais especiais. É comum no nosso meio estas crianças ficarem escondidos em casa e sem oportunidades de se realizarem plenamente dentro de uma sociedade que respeite as suas limitações e que oportunize o seu desenvolvimento.

0 comentários:

Flores e Flowers

Sobre Mim

Sou alguém em busca de conhecimento e aperfeiçoamento, tanto na área profissional quanto pessoal.

  © Blogger Template by Emporium Digital 2008

Back to TOP