terça-feira, 11 de agosto de 2009

Atividade de recuperação do Fórum

O grande problema que envolve a inclusão é a falta de preparo que encontramos nas escolas e nos profissionais que irão trabalhar com os alunos portadores de necessidades especiais.

A escola até pode se preparar fisicamente para receber alunos portadores de deficiência física, pois é mais fácil preparar o espaço para recebê-lo do que realmente incluí-los. No que toca a outros tipos de inclusão a coisa se torna muito mais complicada.

O professor não conhece teorias e tampouco tem tempo para estudá-las. Não conhece as leis de inclusão e nem a escola e nem o governo proporciona tempo de estudos e reflexões sobre o assunto.

Paulo Freire já diz que:

“O grande problema do educador não é discutir se a educação pode ou não pode, mas é discutir onde pode como pode e com quem pode, quando pode. É reconhecer os limites que sua prática impõe. É perceber que o seu trabalho não é individual, é social e se dá na prática social e que ele faz parte. É reconhecer que a educação não sendo a chave, a alavanca da transformação social, como tanto vem se afirmando, é, porém, indispensável à transformação social.”

Para que efetivamente ocorra a verdadeira inclusão tanto a escola, quanto professores, bem como toda a comunidade escolar devem estar realmente empenhados para que ela de fato aconteça.

Existem alunos em que a deficiência é percebida no primeiro instante, como ocorre com alunos cadeirantes e com alguma síndrome. O fato de percebermos que os alunos possuem alguma deficiência não quer dizer que estejamos preparados para lidar com a situação, mas é muito mais fácil lidar com alunos portadores de deficiência física do que os portadores de deficiência mental. Pois quando a deficiência é mental não temos ajuda especializada para orientar e facilitar nosso trabalho e, com certeza, ficamos somente nós professores e nossos alunos à deriva de todas as dificuldades que surgem.

O “verdadeiro professor” é um construtor de “tendas”, pois com sua dedicação e com toda a falta de suporte que o rodeia, existe nele, algo que o diferencia, a sua atuação sempre estabelece o vínculo afetivo e este vínculo o fará buscar a teoria necessária que facilite a sua prática em prol de uma melhor educação para seu aluno. O verdadeiro professor não espera, ele faz acontecer.

0 comentários:

Flores e Flowers

Sobre Mim

Sou alguém em busca de conhecimento e aperfeiçoamento, tanto na área profissional quanto pessoal.

  © Blogger Template by Emporium Digital 2008

Back to TOP