quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Desenvolvimento Segundo Piaget

Acredito que o professor é um facilitador no processo de aprendizagem por isso pergunto, instigo e faço com que investigue a medida que vão surgindo as novas situações. Conforme Piaget a criança aprende em ação com o objeto e essa ação é constante, levando o ao desenvolvimento total. Pensando isso Piaget nos leva a ter um comprometimento com o aluno, ou seja, educar para a autonomia.

As crianças têm um bom relacionamento. Sua interação se dá de forma a desenvolver a autonomia, temos algumas dificuldades, pois nem tudo é perfeito. Porém ao me deparar com o pensamento de Piaget que a moralidade pode se dar de duas formas uma permeada pela coação adulta, onde a forma de respeito unilateral e outra onde predomina a cooperação, a reciprocidade e o respeito mútuo, procuro realizar as atividades de maneira mais participativa possível. As intervenções dos alunos para o desenvolvimento nas interrelações são sempre bem vindas e aproveitadas para o crescimento do grupo.

Conhecer as fases do desenvolvimento segundo Piaget facilita a ação pedagógica, pois nos coloca diante do processo pelo qual a criança faz a assimilação, quando ela interpreta uma situação nova, e acomodação, reconhecimento de uma informação através daquela já construída reelaborando-a formando assim o pensamento formal e socializado desenvolvendo-se também moralmente até tornar-se autônomo.

Jean Piaget divide o desenvolvimento em quatro estádios: Estádio sensório- motor (0 - 18/24 meses), Estádio Pré-operatório (2 - 7 anos), Estádio das operações concretas (7 - 12 anos), Estádio das operações formais (11/12 anos em diante).

No estádio sensório-motor atividade cognitiva baseia-se principalmente na experiência imediata na interação com o meio, na ausência de linguagem para verbalizar as experiências e assim recordar as idéias. As crianças têm limitações vêem e sentem o que está acontecendo, mas não conseguem verbalizar. No estádio pré-operatório também chamado de pensamento intuitivo a criança não consegue efetuar operações, porém já usa a inteligência e os pensamentos. Nesse período acontece o jogo simbólico as crianças jogam o jogo de faz de conta, vão as escolinhas, brincam com lego e desenham. Tem a linguagem egocêntrica, já ocorre ai a assimilação. Para Piaget é no estádio das operações concretas que se reorganizam verdadeiramente os pensamentos. As crianças vêem o mundo com realismo não confundem mais o real com a fantasia, realiza operações, mas precisa da realidade concreta para efetuar operações. No estádio das operações formais a criança realiza raciocínios abstratos não necessitando do contato com a realidade. Deixa o concreto para passar para representações abstratas entrando no processo do desenvolvimento de sua identidade. Nesse período ela poderá estar confusa em relação ao que é certo e ao que é errado. Já expõe seus pensamentos.

Conhecendo os pensamentos de Piaget em relação à aprendizagem nos professores conseguimos atuar em nossa sala de aula com segurança e tranqüilidade, pois não só estaríamos respeitando o desenvolvimento das crianças como também educando para tornarem-se autônomos e apropriarem-se de seu saber.

3 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD 9 de setembro de 2009 às 05:21  

Maria Ivone! Que bom que agora poderá aprofundar teus conhecimentos neste assunto e assim poderá também modificar muitas coisas em sua prática! Abraços!

Patrícia_Tutora PEAD 9 de setembro de 2009 às 05:23  

Olá!!! Estamos esperando novas postagens! ;D Vamos iniciar o semestre com o pé direito postando sem atraso, pois a construção da escrita e a postagem das aprendizagens de forma semanal
é bem mais rica. Abraços querida!!

Patrícia_Tutora PEAD 23 de setembro de 2009 às 05:37  

Olá, Maria Ivone! Estamos sentindo falta das tuas postagens! Vamos aguardar as próximas! Abração

Flores e Flowers

Sobre Mim

Sou alguém em busca de conhecimento e aperfeiçoamento, tanto na área profissional quanto pessoal.

  © Blogger Template by Emporium Digital 2008

Back to TOP